Fonte: MONCADA
O ex-piloto de Fórmula uno, o escocês David Coulthard, dirige um Pontiac de 1955 durante o 9º Rally de autos clássicos em Havana, Cuba, no domingo 18 de agosto de 2013. Coulthard, en sua primeira visita à ilha caribenha, foi o convidado especial para o colorido e pitoresco desfile de cerca de 60 autos. Foto: Ramon Espinosa / AP
O ex-piloto de Fórmula Uno escocês David Coulthard dirigiu um Pontiac 1955 conversível pelas ruas de Havana, como parte do 9º Rally de Autos Clássicos organizado por um clube de colecionadores da ilha, que exibiu uns 60 automóveis incluído um Ford de 1930 e um Buick de 1939.
“Isto não é só uma celebração pela paixão que sentem todos pelo esporte automobilístico e os carros em geral, senão também é algo que foi feito ao estilo cubano” expressou Coulthard, vice-campeão mundial de Fórmula Uno no ano 2001 atrás do alemão Michael Schumacher.
Desfrutar o festivo ambiente cubano é o objetivo de Coulthard em sua primeira visita à ilha e dos demais participantes do Clube de Automóveis Antigos ao Cubano, com quase dez anos de existência e com 102 automóveis afiliados em toda a ilha.
Os sessenta carros, Ford, Buick, Chevrolet, Dodge, Pontiac, Willys, Mercury, dos anos quarenta ou cinquenta do século passado, entre outros também de marcas como Fiat, Peugeot, Lada ou Moscovich, reuniram-se no domingo de manhã no parque Kasalta, no município Playa, baixo um sol abrasador para o começo de um passeio a velocidade moderada por vários bairros da capital de Cuba.
Lázaro Ruiz, de 53 anos, é o proprietário do Buick de 1939 de color bege e branco, modelo único na ilha, segundo disse à imprensa. Contou que faz apenas um ano que integra o clube e que com isso satisfaz uma paixão de toda a vida, “desde muito pequeno gostava de carros, hoje aqui estou feliz, desfrutando muito”.
Omar González, desenhador de oficio e dono de um restaurante familiar em Havana, espera a largada de seu oitavo passeio a bordo de um Dodge de 1958 do qual é dono há 12 anos.
“A velocidade me encanta, mas estou aqui para compartilhar, desfrutar, passear pela cidade porque este auto não é de dirigir por estas ruas, e também porque esquenta muito o motor” explicou González, quem não para de dar brilho à pintura cinza metalizada de seu carro.
Orgulhoso, ao lado do seu Ford do ano 30 na cor roxa, Javier Zuloara, um espanhol fanático por carros antigos e membro do Club da ilha, onde vive, também teve como objetivo “passar uma boa jornada entre amigos” num ambiente bem caribenho e cubano.
Alberto Gutiérrez, o presidente do Clube, comentou à imprensa que todos estes carros são considerados patrimônio do pais e assegurou que no passeio todos devem respeitar as leis do trânsito na cidade, numa percurso de uns 70 quilómetros por sete municípios da capital cubana.
(Com informações de AP)
O ex-piloto de Fórmula uno, o escocês David Coulthard, dirige um Pontiac de 1955 durante o 9º Rally de autos clássicos em Havana, Cuba, no domingo 18 de agosto de 2013. Coulthard, en sua primeira visita à ilha caribenha, foi o convidado especial para o colorido e pitoresco desfile de cerca de 60 autos. Foto: Ramon Espinosa / AP
Desfile de carros antigos em Havana. Foto: Desmond Boylan/Reuters.
Ford 1930 no desfile de carros antigos em Havana. Foto: Desmond Boylan/Reuters.
Nenhum comentário:
Postar um comentário