quinta-feira, 17 de julho de 2014

Fonte de Vitamina C, mexerica inibe radicais livres

Fruta de inverno hidrata, tem fibras e ainda previne doenças

Bergamota no sul, mexerica no sudeste, mimosa no nordeste. Todos esses apelidos são para nomear a tangerina (este é o nome oficial dela), fruta cor de laranja, cítrica, com bastante suco e riquíssima em vitaminas e que possui diferentes espécies, por isso tantos nomes. A época de safra da fruta é entre junho e agosto, portanto você vai encontrá-las em um preço bem acessível nos mercados e feiras pela cidade.
De qual você gosta mais: a fruta grandona com a casca bem solta dos gomos – a pokã, que vem da planta citrus reticulada -, ou aquela pequena, com a casca mais fina e bem grudada – a mexerica que vem da citrus deliciosa? Ambas garantem muitas fibras que ajudam na digestão, suco que hidrata e vitaminas que blindam seu organismo.
“ela é rica em vitamina c que tem ação antioxidante e é inibidora da ação dos radicais livres formados durante a atividade física. Estudos apontam que ela também pode garantir benefícios em relação à dor e lesão muscular”, afirma Andrezza Botelho, nutricionista de são paulo. Esta vitamina é a mesma que previne de resfriados e combate o envelhecimento, melhorando a absorção de ferro no músculo. A vitamina a, precursora do betacaroneto, presente na fruta, deixa a pele, cabelos e olhos mais bonitos, estimulando o colágeno. Vitaminas do complexo b1 e b2 ajudam na reconstrução das estruturas de nervos.

A mexerica é uma ótima opção para o inverno. Foto: Natika/ FotoliaA mexerica é uma ótima opção para o inverno. Foto: Natika/ Fotolia
Uma pesquisa realizada na Universidade de Western Ontário, no Canadá, confirmou que a tangerina tem uma substância conhecida como nobiletina, que previne o aumento do colesterol ruim (HDL) e triglicérides. A fruta também aumenta a produção de insulina e a glicemia do sangue. “Por conta desses benefícios, previne o organismo de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares”, afirma Roseli Rossi, nutricionista especialista em nutrição esportiva
A fruta pode ser consumida antes ou depois do exercício. Se for antes, é importante que você coma o bagaço também. “A fibra demora mais tempo para ser digerida e precisa de quase uma hora para estar presente na circulação. O carboidrato da fruta chega mais lentamente ao organismo”, explica Roseli. Por conta das fibras, a fruta promove saciedade e bom fluxo da função intestinal, retardando o esvaziamento gástrico. Se for ingerir depois, procure tomar o suco - pode ser a polpa congelada - para repor os sais minerais.
A tangerina não é uma fruta rica em carboidratos, pelo contrário, tem baixas calorias. Dependendo da sua atividade física, duas porções são o ideal para você ingerir antes de malhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário