Ravenna será a sexta sede da Copa do Mundo FIFA de Beach Soccer. A competição, que já passou três vezes por Copacabana (Rio de Janeiro 2007/2006/2005), por Marselha (França 2008) e por Dubai (Emirados Árabes 2009), chega à Itália em 2011 e o Brasil, atual tetracampeão mundial invicto (2009/2008/2007/2006), vai em busca do pentacampeonato nas areias. E nada melhor do que Ravenna, um lugar que respira cultura, arte e história, para receber a alegria e a beleza do beach soccer, no ‘Stadio Del Mare’, na charmosa Marina di Ravenna.
A bela cidade da região Emília-Romanha foi a terceira capital do Império Romano, sucedendo a Milão e Roma, e é marcada pela arquitetura bizantina. É em Ravenna que está a catedral gótica construída em homenagem ao Imperador Teodósio I. Entre os séculos VIII e XIX, foi a grande concorrente de Roma, por seu prestígio e por ser uma importante rota comercial e militar. Entre os monumentos mais conhecidos, está a Basílica de São Vital, principal cartão-postal de Ravenna. A Basílica, famosa pelos mosaicos que representam momentos do Velho Testamento, é uma das oito construções da cidade consideradas Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
Outro local de visita obrigatória é o Mausoléu de Gala Placídia, estrutura que também faz parte da seleta lista de Patrimônio Cultural da Humanidade, construída pela imperatriz romana Gala Placídia. Em seu interior, mosaicos representam personagens e cenas da religião crist ã. Se for à Ravenna, não deixe de conhecer também o Palácio Comunale, o Palacete Vêneto, o Museu Arcivescovile e a Academia de Belas Artes. Numa cidade cercada de História, o Brasil pode fazer história.